Por que colocar toda essa gente aqui?
Como é bom ligar a televisão e ver pessoas parecidas com a gente, se enxergar em outdoors pelos traços semelhantes aos dos modelos ou encontrar um conteúdo no Facebook com pessoas que a gente se identifique.
Você sabia que mais de 90% das campanhas publicitárias brasileiras não retratam mais da metade da população do país? No Brasil, 56% da população é formada por pessoas negras e pardas, já no Rio Grande do Sul essa população representa 18,2%. No entanto, essas pessoas representam pouco mais de 10% dos anúncios publicitários no país.
Esse público, possui uma renda de consumo de mais de R$ 1,7 trilhões ao ano e ainda assim, não está presente nas mensagens da maioria dos produtos que consome. E como a gente quer atingir todos os públicos se não está representando nossos consumidores? Qual o real motivo de estarmos falando de tudo isso? E qual a importância de representar todas essas pessoas?
É sobre estar ao lado de todos em equidade, o 20 de novembro é sobre relembrar o último líder do maior quilombo do Brasil, Zumbi dos Palmares. Lembrar aqueles que tiveram sua identidade subalternizada e que um dia sequer foram reconhecidos como ser humano, e mesmo com 131 anos após isso tudo, a consequência dessa realidade ainda é real.
Muito mais do que representatividade. É sobre dar destaque na publicidade. É sobre gerar emprego. É sobre gerar oportunidades. É sobre respeitar a cultura. É sobre ser antirracista. É sobre ser humano.
O que a tua marca está fazendo o que para mudar essa realidade?
CONTEÚDO BÔNUS: Links interessantes para você ficar ligado na temática negra:
NAPPY - Banco de imagens gratuito somente com imagens lindíssimas de pessoas negras.
Publicitários Negros - Coletivo que reúne publicitários negros do Brasil inteiro, como uma plataforma de divulgação do currículo e trabalho dos mesmos.
O valor da representatividade e o medo de se reconhecer racista - Texto do Teeteto sobre o valor da representatividade.
Playlist Dia da Consciência Negra - Playlist bacanuda que encontramos no Spotify exaltando a consciência negra com artistas negros brasileiros.
Geledés - Instituto da Mulher Negra: Informação e conteúdo sobre diversidade.